domingo, 5 de junho de 2016

[Resenha] As Luzes de Setembro

Livro: As Luzes de Setembro
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Ano: 2013
Editora: Suma de Letras
Números de página: 232

Romance Juvenil #03


"Com 14 anos Irene muda-se com a família de Paris para o litoral da Normandia. Ela fica encantada com a beleza do lugar - os despenhadeiros imensos, o mar e os portos. Lá ela conhece Ismael, e os dois logo se apaixonam. Porém, quando menos esperam, se veem enredados numa trama nebulosa.
Irene e Ismael desvendam o segredo de um fabricante de brinquedos numa espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado. Juntos, graças à força do amor, enfrentam o medo e investigam estranhas luzes que brilha através da névoa em torno do farol de uma ilha. Os moradores do lugar falam sobre uma criatura de pesadelo que se esconde nas profundezas da floresta. Aquele mágico verão na Baía será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas."


Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Até que enfim consegui ler uma Trilogia em sequência kkk e valeu muito, fiquei super curiosa com o gênero literário desses livros, esses foram os primeiros gêneros “terror/sobrenatural” que eu leio, (que dizer li exorcista há muuuito tempo atrás, e precisou de tempo pra eu esquecer das “coisas” lá sabe rsrs) aí me atrevi a ler esses agora.

A história se inicia em Paris, ano 1936, Simone Sauvelle, mãe de dois filhos, Irene e Dorian, perdeu o marido Armand recentemente e agora se encontra cheia de dívidas, tendo que administrar as despesas financeiras da família e desfazer dos supérfluos. Simone recebe ajuda de um velho amigo da família, comerciante, e através de contatos surge à promessa de uma moradia e um emprego em um povoado na Baía Azul. Simone aceita e passa a ser governanta de Cravenmoore, uma mansão com um vasto território incluindo um bosque sombrio que cerca todo casarão e ao lado tem uma fabrica de brinquedos desativada, cujo proprietário é o Sr. Lazarus Jann, ele mora sozinho com sua esposa enferma há 20 anos.

Lazarus produz vários tipos de brinquedos mecânicos, robôs sinistros, anjos com olhos grandes de vidro, relógios esquisitos, corvos inanimados... Suas criações, tanto as pequenas como as grandes, algumas com forma humana causam espanto, em todos os cômodos da casa havia algum tipo de mecanismo assustador.

"As maçanetas das portas eram rostos risonhos que piscavam os olhos ao girar. Um corujão de plumagem magnífica dilatava suas pupilas de vidro e bati as asas lentamente na penumbra."

Lazarus ao receber os novos moradores deixa claro algumas regras que de maneira nenhuma devem ser quebradas, todos os quartos do andar de cima estavam proibidos e sobretudo, a ala oeste da residência onde se encontrava sua esposa. Além de Simone ,trabalha na casa uma jovem chamada Hannah, que ajuda nos serviços domésticos da mansão, Hannah é filha de pescador e da dona da padaria. Em troca dos serviços de Simone foi-lhe oferecida uma moradia na Casa do Cabo perto da mansão, tudo começa correr tranquilamente na família Sauvelle, Simone trabalhando, os filhos ajudando no que podiam pouco a pouco se acostumando com o novo lugar, Irene se apaixona por Ismael o primo de Hannah, ele ajuda o tio nas tarefas marítimas diárias, até que coisas sobrenaturais começam a acontecer depois que Hannah se acorda na madrugada e precisa sair do seu quarto e ir para o outro lado do corredor da mansão, na ala oeste da casa, fechar uma janela que a chuva e o vento insistiam em bater.

"Num mundo de luzes e sombras cada um precisa encontrar seu próprio caminho."

A partir de então dá-se o início de acontecimentos terríveis, onde todos esses personagens se abalarão e verão os mistérios que se escondem na mansão, o motivo da proibição no terceiro andar é desvendado depois de muitos arrepios, pesadelos, mortes, sombras, presenças de sobrenatural que rondam a vida dos personagens, ninguém imaginava o que aconteceria naquela tranquila comunidade.

"Tem mais alguém aqui – murmurou Irene – Posso sentir..."

Essa leitura foi super intensa, cheia de suspense, portas que se fecham, sombras se arrastando, brinquedos se movendo estranhamente ufa! Um filme de terror de tirar o fôlego, apesar de ser um livro curto, o ápice da história não ficou “atropelada” como as duas primeiras obras, teve um início harmônico e inteligível passando para um clímax surpreendente e conciso, o autor conseguiu relacionar bem os diálogos entre os personagens e as transições de cena entre um personagem para o outro foi obvia, sem embaraço, garantindo assim total compreensão.

A capa do livro em tons de sépia, com uma adolescente num cenário litorâneo, nublado e ao fundo um farol antigo em meio a uma vegetação de sapal, deixou o livro com um ar misterioso apropriado para o conteúdo, parabéns a editora Suma de Letras por essas capas tão bem elaboradas que me fizeram comprar os livros pelas capas e acabei aprovando o conteúdo também :).

E vocês já leram esse livro? Gostaram?
Deixem seus comentários e o nome do blog!
Retribuirei com imenso prazer!!!
Abraços!
Dih!


8 comentários:

  1. Nossa,parece eletrizante! Mas não tenho coragem,morro de medo de terror. ahahaha Quase morri para ler Caixa de pássaros! Adorei seu blog,Parabéns!

    @leituras.dadebora
    leiturasdadebora.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora seja bem vinda ao meu cantinho! E muuuito obrigada pelo comentário, eu também sou muito medrosa, mas quis fugir um pouco dos romances e se aventurar nesse aqui kkk (confesso que não li de madrugada) e esse daí que você mencionou a Caixa de Pássaros parece bem interessante já ouvi comentários sobre ele, vou incluir nas minhas leituras.
      Ah! Débora não estou conseguindo encontrar seu blog quero te visitar!!!

      Excluir
  2. Oie ! Caixa de pássaros é de tirar o folego,muito bom.Você vai amar. hahaha
    O Link do meu Blog.

    https://leiturasdadebora.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou maravilhosa 😍😍😍 , mas morro de medo de livros assim , prefiro meus romances 😂❤️
    Confira minha resenha : http://blogliterariodois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada eu consegui superar o medo dessas leituras (quer dizer eu acho kkk)você também vai conseguir, se você ler algum desse gênero, me indique, que já estou afim de ler outros kkk

      Excluir
  4. Muito legal o blog. Seguindo, beijoss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oyeee...
      Seja bem-vinda Literaliza obrigada pelo comentário, e por está fazendo parte dos nossos queridos amantes de livros! Indo agora visitar seu blog! Bjsss

      Excluir