segunda-feira, 26 de outubro de 2015

[ Resenha ] Querido John

Livro: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2010
Editora: Novo Conceito
Números de página: 288

Romance Contemporâneo



“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Olá amantes de Livros!!! Tudo bem?
A história começa com John em 2006 contando suas lembranças do ano 2000 de como conheceu Savannah, a garota que mudou sua vida. Jonh era um adolescente rebelde, criado pelo pai, seu pai tinha um comportamento responsável, reservado e era muito quieto, poucas palavras ditas por dia e depois longas horas de silêncio. John não entendia aquele comportamento e muitas vezes sentia que seu pai não se importava tanto com ele, dois anos depois de concluir o ensino médio decide tomar o rumo da própria vida e se alistar para o exército, na primeira licença John conhece Savannah, uma jovem amável, cheia de sonhos e um coração apaixonado. Duas semanas de convivência foi o suficiente para eles se apaixonarem e fazerem planos para o futuro de construírem suas vidas juntos.

"Quando estávamos juntos, tínhamos o poder de mantê-lo girando e o resultado era beleza, magia e um sentimento quase infantil de espanto; quando estávamos separados, o movimento inevitavelmente começava a desacelerar. Nós nos tornávamos vacilantes e estáveis, e sabia que tinha de encontrar um modo de nos impedir de tombar".



Mas, Savannah deveria esperar que um ano se passasse para que John encerrasse o compromisso no exército, enquanto o tempo passa, eles se correspondiam através de cartas cheias de carinhos e dedicações assim, os longos dias de espera tornam-se suportáveis, depois de seis meses mais uma licença juntos, John se divide entre cuidar de seu pai e ficar com Savannah (a mulher de sua vida), Savannah se divide entre seus novos compromissos e ficar com John, o amor continua forte entre os dois mais circunstâncias causadas por outras adversidades cercam a vida desse jovem casal e deixa o coração de John duvidoso será que Savannah o ama como antes?
"No pequeno tempo que eu conheço você, comecei a acreditar que nós fomos feitos para ficar juntos..."

Então, eles precisam esperar mais seis meses, porém, próximo ao final desse período o 11 de setembro acontece, os alistados são convocados a ficarem para reforço e tudo muda, as expectativas e alegrias que John sentia de está voltando para casa e para os braços de Savannah dão lugar a ansiedade e ao medo, as lembranças das promessas feitas a Savannah não saem de sua mente, ele a ama muito e precisa dela na sua vida mas não sabe como ela reagirá diante dessa notícia. Savannah tem um amigo de infância chamado Tim e este tem um irmão chamado Alan com a mesma síndrome do pai de John a trama então se desenrola com esses personagens. E o final é bem emocionante!



Este é o primeiro livro que leio do famoso autor Nicholas Sparks e gostei muito mais do que esperava, tanto, que estou com a meta de ler todos rs, não é atoa que é um Best-seller, é um livro marcante e cheio de surpresas me comoveu bastante (e olha que eu não sou muito de chorar, mas foi inevitável, confesso que chorei) e o melhor, mais uma lição de vida no quesito amor.O que mais gostei foi a forma de John se expressar com sinceridade sobre seus diversos sentimentos: a incompreensão inicial com seu pai, a companhia e o amor arrebatador por Savannah, o medo de perdê-la pelas suas escolhas do passado antes de conhecê-la, incertezas do futuro e a forma de como ele amadureceu lidando com tudo isso. No final ele compreende tudo, que o jeito reservado de seu pai é por consequência da síndrome de Asperge e que apesar de ser diferente dos outros pais, lhe deu tudo o que precisava; o cuidado e a presença constante. John compreende também as escolhas de Savannah apesar do amor deles continuar existindo forte ao ponto de se apreciarem até em olhar para a lua.



O desfecho do livro não foi o que eu esperava ( Minha opinião (SPOILER) a seguir! Para ler, selecione a área, o texto está escrito em branco) Eu queria eles juntos eles se mereciam, eles se amavam mesmo, por mais que Savannah diga a John que amou Tim com um amor diferente, foi amor de compaixão, não é o suficiente, não ficou claro para John, não ficou claro para Tim que o próprio Tim sabia que Savannah amava o John e nem a própria Savannah pode encobrir seus sentimentos ao ver John novamente na sua frente, dsclps leitores mas pensei que Tim iria morrer aliás Sparks foi que me fez pensar assim pelo decorrer da trama mas... sqñ! (ACABOU!)


O livro é narrado na primeira pessoa, fala de amor, esperas, escolhas, consequências e sacrifício, mostra o quanto o amor pode modificar uma pessoa no caso John (muito encantador por sinal) ao ponto de se sacrificar para ver a pessoa amada feliz. A narrativa flui de forma real e tocante prendendo o leitor, o livro é profundo, o filme no entanto, bem superficial. Gostei muuuito mais do livro!
Alguém já leu? Gostaram? Cometem!
Beijos,
Diana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário